Por Matheus Ventrilho, sócio Piu Suplementos
Aviso: Esta é uma carta longa (quem diria, startups não são fáceis). O tempo de leitura é de cerca de 15 minutos… Mas garanto que será útil.
Olá galera, essa é a nossa primeira vez escrevendo sobre empreendedorismo e criação de uma startup para o nosso blog.
Atualmente, não há um movimento de carreira mais ambicioso do que iniciar uma startup. O processo de criação de uma Startups é mega desafiador. E há muitos conselhos ruins por aí, e por outro lado, também há alguns bons conselhos!
As próximas três matérias deste blog (ou cartas, como gosto de chamar) são um resumo das principais coisas que aprendi ao longo do caminho criando a minha própria Startup, a Piu Suplementos.
Mas primeiro, um par de advertências:
Advertência #1: Você não precisa ser um especialista
Você não precisa ser um especialista em startups para construir uma startup bem-sucedida.
Mais importante: você precisa ser um especialista em seus usuários, seus consumidores, clientes ou público-alvo (como queira chamar).Pessoas que “sabem tudo” sobre startups tendem a tratá-la como uma lista de tarefas: passo 1 – ter uma ideia, passo 2 – obter um logotipo legal, passo 3 – levantar muito dinheiro, passo 4 – contratar muitas pessoas… E então falhar. Por quê?
Porque estavam “brincando”. Essas pessoas ficam filosofando sobre etapas lineares de como iniciar uma empresa, quando deveriam ter se concentrado e focado toda sua atenção para seus clientes.
O processo de criação e gestão de uma empresa de alto crescimento não é linear, é cíclico. Todo dia, toda hora, é preciso se reinventar e se adaptar as necessidades dos seus clientes com soluções que agregam valor para seu cliente.
Advertência #2: Como a vida, uma empresa tem diversas fases, e hoje vamos falar apenas sobre a fase de Startup, primeira fase de uma empresa de alto crescimento.
“Sua empresa quebra toda vez que você aproximadamente triplica de tamanho. […] Quando você é apenas uma pessoa, tudo meio que funciona. Você meio que descobre como lidar com tudo. E então, em algum momento, você tem 3 pessoas e agora, as coisas são meio diferentes. Tomar decisões e tudo mais com 3 pessoas é diferente, mas você acaba se ajustando a essa nova realidade. Então, você fica bem por um tempo. Você chega a 10 pessoas, e tudo meio que quebra de novo. Você descobre isso e, em seguida, você chega a 30 pessoas e tudo é diferente, e então 100 e então 300 e então 1.000. Tudo quebra em aproximadamente estes pontos de 3 e 10. E por ‘tudo’, significa tudo: como você lida com folha de pagamento, como você agenda reuniões, que tipo de comunicação você usa, como você faz orçamentos, quem realmente toma decisões. […] E então, você se vira e percebe… estamos com 400 pessoas agora, mas alguns de nossos processos e sistemas foram estabelecidos quando éramos 30.” — Hiroshi Mikitani
A Piu, hoje, tem 3 funcionários, por conta disso, vou contar o nosso processo levando em consideração essa perspectiva. Se você já tem uma startup bem-sucedida com mais de 10 pessoas, você poderá ler esta carta enquanto sorri e concorda com a cabeça. Se você é um jovem com uma ideia, esta carta é perfeita para você! Então, vamos começar.
Conheça seu Professor
Paul Graham.
Claro, nenhum desses conselhos vem de mim (salvo algumas observações da Piu, óbvio). Todos eles vêm do Yoda das startups, Paul Graham (PG), co-fundador do Y Combinator. O que significa que ele testou o que funciona melhor em centenas (senão milhares) de startups.
Ninguém tem mais “reconhecimento de padrões de startup bem-sucedida” do que PG. Se você está pensando em iniciar uma startup, seus ensaios são um recurso muito valioso.
O que é uma Startup?
Não consigo encontrar os números mais recentes, mas milhares de empresas são fundadas a cada ano, no mundo todo. Todas essas empresas são startups? Não. A maioria dessas empresas são prestadoras de serviços, como restaurantes, barbearias, encanadores, etc…
Startups são empresas de produtos (softwares, e-commerce, marketplaces, etc). Elas fazem um produto e o escalam para muitas e muitas pessoas. Elas são projetadas para crescer absurdamente rápido.
Mas cuidado!!! Antes de tomar a decisão de seguir em frente para fundar sua própria empresa, você deveria ler cuidadosamente o por que você não deveria iniciar uma startup. São lições bem valiosas.
Por que Você Não Deveria Iniciar uma Startup?
Como disse PG, “iniciar uma startup bem-sucedida é semelhante a ter filhos, no sentido de que, é como apertar um botão que muda sua vida irrevogavelmente”. A maioria das pessoas não deveria iniciar startups.
Por quê? Porque são muito, muito difíceis. Não acredita em mim?
Continue lendo, você encontrará uma lista dos cinco principais motivos para não iniciar uma startup.
A menos que leia cada item e pense “consigo lidar com isso”, provavelmente não deveria começar.
1. As Probabilidades estão Contra Você
Esse número não é muito assertivo para ser verdade, mas aproximadamente 90% das startups fracassam. Historicamente, as probabilidades estão completamente contra você assim que entra na arena.
2. Financeiramente Arriscado
Startups podem oferecer recompensas enormes. Mas lembre-se que a recompensa é proporcional ao risco. Ou você ganha muito, ou pode perder tudo. Elas são muito binárias nesse sentido.
É por isso que é melhor iniciar uma startup quando você é jovem. Se você ficar sem dinheiro aos 26 anos, grande coisa. A maioria dos jovens de 26 anos estão sem dinheiro.
3. Estressante
Assim que você iniciar uma startup, todos ao seu redor saberão que você está no modo empreendedor. Isso é apenas onde a pressão começa. Assim que você começar a ter clientes, é onde as coisas começam a dar errado: processos não previstos anteriormente podem ser o caos no dia a dia. Se você se estressa facilmente, a montanha-russa da startup é a última coisa que você quer.
4. Consumidor de Todo o Tempo
Você trabalhará mais como fundador de uma empresa do que jamais trabalhou na vida inteira.
Em uma grande empresa, ninguém vai te forçar a trabalhar ao mesmo tempo no comercial, marketing, operações, finanças, jurídico, etc…. Entretanto, em uma startup, essa é sua rotina diária, cada pessoa faz tudo pelo sucesso da empresa. E essa rotina se repete sete dias por semana por muitos anos.
Um efeito colateral é que você perde grande parte da sua vida social. Nada de trinta dias de férias, ou “rolês” todo final de semana com amigos.
“Eu nunca tirei um dia de folga na minha juventude. Nem um.” — Bill Gates
“Quando meu irmão e eu estávamos iniciando nossa primeira empresa, em vez de alugar um apartamento, apenas alugamos um escritório pequeno e dormimos no sofá. […] Tínhamos apenas um computador, então o site ficava online durante o dia e eu codificava à noite. Sete dias por semana, o tempo todo.” — Elon Musk
5) Leva Muito Tempo
Leva cerca de 5+ anos para que a startup média tenha sucesso.
E a parte mais assustadora é que você nem sempre sabe se está fazendo a coisa certa nos primeiros 2 anos! Soa ao mesmo tempo assustador, mais divertido, não é? (como dar um pulo no escuro e não saber onde vai pousar).
Por que Você Não Deveria Iniciar uma Startup?
Se você está absolutamente aterrorizado com tudo que mencionei até agora, você provavelmente não deveria iniciar uma startup.
No entanto, sei que alguém por aí leu todos esses pontos com um sorriso pensando “eu suporto a dor”, eu quero muito essa experiência. Eu também!!!
Mas por que alguém em sã consciência suportaria toda essa dor? Aqui estão cinco razões:
1. Satisfazer Sua Vida Profissional
Iniciar uma empresa não significa necessariamente que você trabalhará mais do que a maioria das pessoas. A diferença é que, em vez de trabalhar em um ritmo constante por 40 anos, você trabalhará como o demônio por 4.
A vida é curta, passar toda ela trabalhando em um emprego que você não gosta é horrível. Uma startup lhe dá a chance de evitar isso.
2) Produtividade
Em uma grande empresa, não importa se você trabalha muito ou pouco. Você receberá o mesmo salário mensalmente.
Em uma startup, mais produtividade significa mais recompensa, mais vendas, mais sucessos. Se você gosta de desafios e trabalho duro, uma startup irá recompensá-lo bem.
3. Maior Recompensa
Na grande maioria dos casos, os fundadores de startups ou falham ou ficam ricos.
Como comentamos acima 90% falha, mas aquelas que têm sucesso pagarão aos seus fundadores mais de 10 vezes o que teriam ganho em um emprego comum.
A recompensa de uma startup é muito mais do que apenas financeira. Em vez de colegas de trabalho, você vai conhecer um conjunto de pessoas mega inteligentes e talentosas. Juntos, vocês experimentarão muitos altos e baixos, e isso cria um vínculo que você nunca encontraria em um emprego comum (eles se tornarão família).
Trabalhar para uma grande empresa ensina você a diferenciar entre trabalho e vida. Em uma startup, ambos são iguais.
4. Ir Direto ao Usuário
Quando você trabalha para uma grande empresa, essencialmente está ajudando seus chefes a venderem produtos para os clientes deles.
Quando você iniciar uma empresa, você vai diretamente ao usuário e pergunta o que ela quer. E se você entregar bem, será pago pelo preço de mercado (não uma quantia subjetiva escolhida pelo seu chefe – salário).
“Por que passar vinte anos subindo a escada corporativa quando você pode ser recompensado diretamente pelo mercado?” — Paul Graham
5) Nivelar o Campo de Jogo
Se você se candidatar a um emprego, a pessoa do outro lado da mesa vai julgá-lo e determinar se você é bom o suficiente ou não, dependendo do: seu histórico, sua aparência ou até mesmo de suas conexões.
Quando você inicia uma startup, a única coisa que importa é se seu cliente gosta do seu produto ou não.
Seus clientes não dão a mínima para você. Isso é maravilhoso! Por exemplo, este produto ou marca. Quem é o fundador? Quão duro ela trabalhou? Qual foi seu GPA? Como ela se parece? Quem ela conhece? Quão ricos são seus pais? Eu não sei e não me importo.
Na verdade, você só sabe quem é Mark Zuckerberg porque ele criou o Facebook. Não o contrário.
Seu histórico não importa, apenas seus resultados.
Dicas Universais para Startups
Há apenas duas coisas de que você precisa para iniciar uma startup:
Uma ideia e cofundador(es).
Falaremos mais sobre ambos em cartas futuras. Por enquanto, aqui estão três dicas que ajudarão a maioria das empresas em estágio de startup.
1. Não Gaste Dinheiro
A tecnologia avançou tão rapidamente que você mal precisa de tanto dinheiro para começar.
Na verdade, a maioria das startups poderia decolar com pouco capital inicial. Se você conseguir construir seu próprio produto, não precisará contratar outra pessoa para fazê-lo por você, economizando dinheiro para ser investido em coisas mais valiosas.
Contratar muitas pessoas no início pode matar sua empresa. Quanto menos você gastar, maiores serão suas chances de sucesso.
2. Fique Lucrativo com Ramen
Este é um dos lemas do Y Combinator. Lucrativo com ramen significa que a startup está ganhando apenas o suficiente para pagar as despesas de vida do(s) fundador(es). Isso ajuda de duas maneiras:
(i) Os fundadores não precisam mais de um emprego diurno para pagar as contas. Então, eles podem se concentrar totalmente na startup.
(ii) Os fundadores não estarão à mercê dos investidores. Eles ainda precisarão levantar dinheiro, mas não estarão desesperados.
“No YC, usamos o termo ‘lucrativo com ramen’ para descrever a situação em que você está ganhando apenas o suficiente para pagar suas despesas de vida. Uma vez que você cruza para lucrativo com ramen, tudo muda. Você ainda pode precisar de investimento para se tornar grande, mas você não precisa dele neste mês.” — Paul Graham
3. Cresça, Cresça, Cresça!
Startups bem-sucedidas têm 3 fases (juntas, são moldadas como uma curva S).
Uma fase inicial de crescimento lento ou nenhum crescimento enquanto a startup está descobrindo o que está fazendo. Uma vez que a startup atinge um nervo e constrói algo que as pessoas amam, ela experimentará um período de crescimento muito rápido. (Muitos chamam definem esse momento quando a empresa atinge o product market fit)
Como você cresce muito rapidamente? Faça algo que muitas pessoas queiram e entregue-o da melhor forma possível.
Depois que você obtém crescimento, tudo tende a se encaixar. Mas para continuar crescendo, meça sempre sua taxa de crescimento (seja crescimento de receita ou se usuários ativos).
O Y Combinator, mede sua taxa de crescimento das suas startups por semana. Uma boa taxa de crescimento é de 5-7% por semana. Se você atingir 10%, está indo excepcionalmente bem. Qualquer coisa abaixo disso significa que você ainda não descobriu as coisas.
“Encorajamos cada startup a medir seu progresso pela taxa de crescimento semanal. Se você tem 100 clientes, você precisa conseguir mais 10 na próxima semana para crescer 10% por semana. E embora 110 não pareça muito melhor que 100, se você continuar crescendo a 10% por semana, ficará surpreso com o quão grandes os números ficam. Depois de um ano, você terá 14.000 clientes e, depois de 2 anos, terá 2 milhões.” — Paul Graham
E é isso por hoje galera!
Resumo:
Principais pontos que passamos por essa carta:
- Não brinque de startup.
- O que é uma startup.
- Por que você não deveria iniciar uma startup.
- Por que você deveria iniciar uma startup.
- Dicas universais para startups para ajudá-lo a começar.
Espero que tenham gostado…nas próximas vou entrar mais no detalhe de como construir uma empresa de sucesso, e trazer exemplos mais específicos da Piu.
Inspirações:
Link 1: https://www.ycombinator.com/librar
Link 2: https://shorturl.at/bkU07
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